terça-feira, 11 de maio de 2010

Come o Papa, Joana come o Papa!

O Papa chegou, a multidão vibra. Será que os roadies que fazem o soundcheck ao microfone do Papa são os mesmos que o farão na próxima semana, no pavilhão atlântico, para o concerto dos Metallica? Ainda tentei arranjar bilhete para a primeira fila, a ver se apanhava uma hóstia ou assim, mas o centro paroquial de carnide levou os últimos 23.
Agora falando mais a sério, confesso ter ficado bastante surpreendido com a notícia de que o Papa chegava hoje a Lisboa. Estive na passada semana no Hospital Santa Maria e poderia jurar que tinha visto o sumo pontífice no corredor das urgências. Era velho, tinha o falar de uma ovelha com má dicção, olhou com gulodice ao passar pelo corredor da pediatria e usava bata branca. Só lá fui mesmo pelo cateter.
Apercebi-me recentemente que a história do Papão que se conta às criancinhas poderá, afinal, ter um fundo de verdade. Um monstro que se esconde no armário para, durante a noite, comer os meninos. Terá sido isto uma metáfora de um rapaz molestado na infância que virou conto popular ou será que Papão e Papa não passam de uma mesma entidade e tudo não mais se tratou de um lapso de tradução dos escritos em latim para os em português? Fica a dúvida no ar.


Ainda estou com apitos nos ouvidos dos festejos de domingo à noite (não meus, é claro!). Terá o leitor certamente reparado que o buzinão ouvido no Marquês soava bastante idêntico ao buzinão ouvido aquando da greve dos camionistas aqui há uns meses. Pretenderei, com este comentário algo preconceituoso, denegrir a prezadíssima classe benfiquista? É evidente que sim.

8 comentários:

  1. a propósito do título deste post:
    http://www.youtube.com/watch?v=D1aumtHdZYw

    ResponderEliminar
  2. http://www.youtube.com/watch?v=D1aumtHdZYw

    ResponderEliminar
  3. lol
    Obrigado, Luís Carlos. Desconhecia o vídeo.

    ResponderEliminar
  4. O Papa e o Papão são realmente a mesma entidade, mas não creio que tenha havido um lapso de tradução. Acredito mais que tenha sido uma estratégia para acalmar os miúdos. Em vez de dizerem que o guloso Papa estava debaixo da cama (o que deixava qualquer criança aterrorizada) passaram a usar o eufemismo Papão e assim acabaram-se muitos traumas de infância.

    ResponderEliminar
  5. ninguem compreende crianças perturbatas, começam logo a criar fábulas e mitos com o que dizem sem levarem a questão à letra. para alem de ser verdade que o papa e o papão devem ser o mesmo...ainda acredito que o tenhas visto no hospital...os gajos que fazem de papa mudam como mudamos de tshirt...mas como estão todos no mesmo estado de decomposição, ninguem nota!

    Beijinho mais um grande post*

    ResponderEliminar
  6. Ora vi sim senhor!! Já vi á algum tempo (ilegalidades sim eu sei...). Adorei a fotografia do filme...e acho que como livro seria uma obra fabulosa...como filme acho que foi demasiado arrastado. Vi com duas pessoas...uma não entendeu e eu e outra atira-mos teorias para o ar. Na literatura o demónio é frequentemente uma mulher ou imagem feminina (a começar com a bela biblia em que há a Maria Madalena) e acho que o senhor fez um filme com base do ponto de vista feminino(apesar de meio esquizofrenico) e no final destrui-o, como algo nocivo para a sociedade...como se as mulheres no final perdessem sempre por precisar do sofrimento extra (basicamente é um remake bizarro da história de Adão e Eva). Como toda a narrativa gira em torno de culpa...julgo que as alminhas que aparecem no final eram almas presas a este mundo por culpa, que se soltaram graças ao castigo atribuido à sô dona demónia.
    Quando em termos práticos ela ganha, pois ela queria sofrer e queria ser morta (acho que ela não matou o filho...aquilo era uma representação da culpa dela). Basicamente olha para o filme como o Adão e Eva e facilita a interpretação...isto assim soa a extremamente confuso.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Ah muito obrigado ^^
    Agora podia ficar aqui a atirar filmes ao ar para saber opiniões tuas...mas ia dar pano para mangas...mas já vi que tenho "companhia" no que toca a gostinho por filmes (estranhos vá xD).
    Beijo caro Rui Miguel ;)*

    ResponderEliminar
  8. Depois de chegar a casa e ver os comments ao meu post começo a pensar seriamente que era a unica gaja a ver lost...deveria estar preocupada com isso? xD
    Hoje disseram-me que as questões que ficaram em standby vão ser respondidas nos extras do dvd desta temporada --'
    Eu não tenho grandes questões, apesar de não terem respondido brilhantemente puseram a cena de uma maneira que tudo o que era pergunta se tornou desnecessária. Enfim...

    Obrigado por teres visto a série...finalmente alguém que me compreende xD
    Beijo*

    ResponderEliminar