sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Egipto Jamais

Eu sei que sou uma pessoa com um índice de vida social bastante fraquinho quando a uma sexta-feira à noite eu estou sentado ao computador a escrever parvoíces. Prosseguindo, tive um encontro com uma comunidade muçulmana nestas férias de Natal. É verdade. Fui de férias ao Egipto. Dou-vos agora dois minutinhos para se roerem de inveja à vontade e já retomo o post. Já estão todas as pragas rogadas contra mim? Óptimo. Nesta estadia descobri que a minha ideia do Egipto está desactualizada uns três mil anos. Afinal, as pessoas já não andam por lá semi-nuas, só de túnica. As próprias cabeleiras e barbichas postiças, outrora sinais de pomposidade, sumiram por completo. Os coptas desapareceram e agora é muçulmanos por toda a parte. O chato da coisa é que não consigo distinguir os muçulmanos bons dos maus. Se, na rua, vier um na minha direcção, fico sem saber se corra ou se continue impávido e sereno. Aliás, na semana que lá passei, vi o Bin Laden três vezes e o Saddam cinco, sendo que uma vez vi dois Saddams juntos. Pior que tudo é a língua deles (árabe). Um guia turístico egípcio falou comigo em árabe. Eu podia tentar aqui replicar o que ele me disse mas é bastante mais fácil se imaginarem o Olavo Bilac (dos Santos e Pecadores) a engasgar-se ao engolir uma espinha.
A minha viagem a África serviu, mais que não seja, para perceber o verdadeiro significado de "Mercado Negro".
Aqui fica uma foto que tirei com alguns locais (sou o de cara tapada).

p.s. - O título alude a uma célebre frase de Mário Lino «Alcochete jamais» (com sotaque francês, "jamê" ), referindo-se à margem sul do Tejo como sendo um deserto. Enfim, sem tirar o mérito ao criador da piada, achei que enriquecia o blog usar o trocadilho, referindo-me desta feita a um deserto real.

2 comentários:

  1. Não esquecer também que entre bur(kas?cas? não sei) e turbantes é dificil destinguir árabes de muçulmanas....

    ResponderEliminar
  2. Tira lá o PS. Já não é a primeira vez que começas a politizar esta merda.

    ResponderEliminar