terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Não há cá se's no meio do Haiti

O que eu mais gosto neste mundo, imediatamente a seguir a uma boa sandes de fiambre e um fino de pressão, é mesmo jogos futebolísticos de beneficência. Epá, é que gosto tanto. Que nostálgica é a sensação de ver bolas a serem chutadas por velhos roliços que eu nunca vi mais gordos (literalmente) e que me são apresentados como velhas glórias do futebol mundial!
O Benfica realizou ontem um jogo contra a pobreza com intuito de angariar fundos para as vítimas do desastre no Haiti. A pobreza chegou a estar em vantagem com o golo inaugural do jogador da formação pobre Kaka', mas o jogo lá acabou por ficar 3-3. Eu acho que toda esta onda de solidariedade que se vive em torno do Haiti é muito bonita mas que se revela completamente ineficaz na medida em que, enquanto não tirarem a corda de saltar das mãos do Fernando Mendes, vai continuar a morrer gente. Podem doar todo o dinheiro que quiserem que, enquanto ele não se convencer que há um certo tipo de brincadeiras que ele não pode ter, as réplicas não cessarão. Eu sei que ele é ainda um gaiato, que ainda está na idade de ter estas brincadeiras e que não deve ser discriminado em função do seu problema de peso mas caraças, ó Nando!, já chega de matar pessoas, pá. Vai antes brincar com os legos ou pintar um daqueles teus livros de colorir.
Não foram poucas as celebridades que se sensibilizaram com toda esta tragédia e que correram ao Haiti para ajudar, mais que não fosse, trazendo de lá um ou dois órfãos haitianos para fazer pandan com os cortinados indonésios da janela da cozinha. A celebridade que, a meu ver, mais falta fez foi o ex-futebolista Diego Armando Maradona. Bastava pintar umas poucas de riscas brancas em cima dos destroços de edifícios e deixar o potente nariguedo de el pibe fazer o restante. A ver se não eram desterrados uma porção de haitianos num instante. Era vê-los a voar ainda sujos de terra em direcção àquelas duas turbinas também conhecidas como narinas. De certeza que não seriam tantas as baixas.

5 comentários:

  1. Já não escrevias há algum tempo, já tinha saudades

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo Luís, só não escrevo com mais frequência para o blog não bloquear com a incessante afluência de leitores.

    ResponderEliminar
  3. Este post está mesmo excelente, bravo Rui.

    ResponderEliminar
  4. Mais um brilhante post do guardião...é pra continuar.

    ResponderEliminar
  5. Grande post, Rui. Continua assim =)
    Abraço grande

    ResponderEliminar