segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Panisguices literárias

Recentemente constatei que a entidade que escolhe as obras literárias de leitura obrigatória no ensino secundário deve ter um especial fascínio por piratas e pela pirataria em geral. Ora vejamos: a figura que se nos é apresentada como o "príncipe dos poetas do seu tempo" tinha uma pala no olho direito; o protagonista de Memorial do Convento, obra vencedora de um Nobel da literatura, Baltasar Sete-Sóis, usava um gancho a fazer as vezes da mão esquerda. Aposto que Fernando Pessoa (ou um dos seus "amigos") tem um poema qualquer começado por Aarghh que eu ainda não descobri. Chamem-me alarmista, mas começo a temer que a Margarida Rebelo Pinto resolva um dia escrever um livro em que uma das personagens tenha uma perna de pau. Não é por mim, a sério. É pela sanidade intelectual das gerações vindouras.

Já que estamos numa onda de piratas e pernas de pau, outra coisa que me apraz bastante é a comunidade gay. Gosto bastante de gays, principalmente porque são pessoas muito frontais (?) e transparentes. Aliás, o símbolo da comunidade gay não é um arco-íris por acaso. Se não fossem pessoas tão transparentes não poderiam refractar a luz. O movimento gay, ao contrário do que muitos pensam, é muito mais do que um simples espectáculo de luz e cor. O movimento gay é ciência.

7 comentários:

  1. Artigo Bastante Interessante. Mas deixo aqui uma questão.Para quando uma discussão acesa sobre o confronto que divide a humanidade deste tempos imemoriais de Jesus Cristo e Manoel de Oliveira : Piratas contra Ninjas-Quem venceria?.

    ResponderEliminar
  2. Excelente sugestão! Essa discussão abrange temáticas muito acima do nível de compreensão humana. Será complicado mas esforçar-me-ei para vos servir com uma resposta adequada.

    ResponderEliminar
  3. Eu farto-me de aprender com este blog! Nunca tinha pensado nisso do arco-íris e da refracção. A ciência da homossexualidade tem muito que se lhe diga.

    Quanto aos piratas e aos ninjas , não sei quem venceria, mas um "Capitão Gancho Vs. Ninja Hattori" havia de ser interessante.

    ResponderEliminar
  4. Não bastava ser o segundo post no espaço de um mês em que metes Star Trek ao barulho, ainda atribuis o Nobel ao Memorial, quando TODOS sabem que os Nobel da literatura são atribuidos a pessoas! Fala lá um bocadinho de retropedalagem, fala!

    Cada vez mais tenho nojo a este blogue!

    Numa lógica de "quanto mais me bates, mais eu gosto de ti", fica óbvio que eu amo esta Torre.

    ResponderEliminar
  5. Texto muitoooo bom...e bem constatado...devia ter-me lembrado disso primeiro (raios...!!). A continuação de um bom blog...vou manter o espaço debaixo de olho com certeza ^^

    Boa semana*

    ResponderEliminar
  6. Não estou preocupada...se metesse no blog um quarto das coisas estupidas que me ocorrem nem eu o conseguia ler xD.
    Em dias de folga sou tomada por um demónio que se chama tédio...então invento coisas para fazer...hoje foi saltitar de blog em blog...e dei com o teu...como exactamente vim cá parar é uma pergunta que roça o complicado...posso tentar ir ver ao historico xD.
    Quanto ao desporto não posso fazer nada que tenha horarios fixos...porque tenho um horario esquizofrenico...quem me dera!*

    ResponderEliminar
  7. Acho que deveriam incluir o Chuck Norris nesse duelo...

    ResponderEliminar