domingo, 25 de outubro de 2009

A pré-juventude portuguesa está perdida!

Boas noites! Descobri hoje que as crenças dos pequenos jovens desta nação não passam de embustes. Ora, esta minha descoberta brilhante deu-se a propósito do décimo primeiro aniversário do meu mais novo (irmão). "Como?" perguntam vocês raladíssimos. Pois bem, tudo começou quando estava à procura de presente para o moço. É nestas alturas que eu chego à conclusão que não conheço assim tão bem a minha família. Posto este pequeno contratempo (o de não conhecer os gostos do cachopo), mergulho numa incessante pesquisa, precedida de investigação, até me aborrecer e acabar por lhe perguntar do que gostava. Ao que parece, o comum rapaz de 11 anos gosta de Wrestling e de Morangos com Açúcar. Chocou-me um bocado, devo confessar. Como dizer a um rapazinho, ainda para mais no seu aniversário, que tudo aquilo em que acredita não passa de um punhado de mentiras? Que a porrada a sério aleija, que ninguém fica em cuecas a insultar a mãe do oponente musculado sabendo que depois vai ter de apanhar com ele, que na escola também existem raparigas gordas e feias (infelizmente pois, neste caso, gostava que a escola fosse mais como nos morangos, com todas as coleguinhas a serem modelos) e que nem todas as pessoas, após marcarem um número (porque nunca têm os números na lista dos contactos) e encostarem o telefone ao ouvido meio segundo, dizem "epá, que chatice! Não atende!". Como se explica isto a uma criança? Quer dizer, isto é pior que contar aos putos que o senhor barbudo que veste de vermelho (e não, não estou a falar do Barbas dos jogos do Benfica) não passa de um tio que põe uma barba postiça e entrega as prendas compradas pelo resto da família.

Faço aqui um apelo à blogosfera que fielmente me segue, "sim, isto é para si D. Rute", não deixem que a próxima geração se perca. Temos que contar a verdade o quanto antes.
E agora, só para não dizerem que eu nunca vos estimulo nada, aqui vai uma pergunta:
Será que é isto que queremos para os futuros líderes deste país?

5 comentários:

  1. Os futuros líderes deste país têm de passar pela ilusão por que todos passamos. Quem é que nunca acreditou no Pai Natal? Isso mesmo, ninguém. Actualmente esta ilusão necessária toma forma noutros contextos, como aqueles que referiste caro Rui, dado que as crianças descobrem cada vez mais cedo que «O Pai Natal não existe» (exigi uma comissãozinha ao Nilton pela publicidade). E sem essa ilusão ingénua, a criatividade e imaginação sufocam na racionalidade que nos impõem desde muito cedo.
    (Esta seria uma excelente tese se os Morangos com Açúcar e o Wrestling não passassem certas mensagens muito, mas muito, más.)

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Inês, as crianças têm de acreditar em qualquer coisa, a realidade atrofia-nos. Apesar de mensagens menos positivas contidas nos Morangos com Açúcar e no Wrestling, por favor, qualquer telejornal é pior....nem é preciso ir tão longe, uma viagem de autocarro é pior.

    ResponderEliminar
  3. As crianças têm mas é que fazer os deveres! Só uma boa educação poderá levar a uma vida regrada e saudável dentro de uma exemplar comunidade cristã. Como solução: o seminário, e nem é cá mariquices de "Manhã Submersa", que esses aos meus olhos ainda são os liberais. Pulso firme e fogo aos ditos de Daniel Sampaio. Assim sim, se educa um bedelho.

    ResponderEliminar
  4. yaaa puto os chavals querem é sonhar damos mts fumos aos chavals os chavals n querem mais outra coisa lol a jente faz é guita com os chavals puto o diler cá do spot sabes beeem quem é meu puto lol os chavals ainda fumam é td o que é da jente lol va meu puto fica
    hasta, one [[]]

    ResponderEliminar
  5. Estás aqui a criar um fórum de debate nacional, Rui. E qualquer psicóloga não responderia melhor que a Inês.

    ResponderEliminar